top of page
vidas que

COOPE

RAM

INTRODUÇÃO
introdução

A população de Piracicaba cresceu 8% de 2012 para 2017, segundo dados publicados pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sedema). Consequentemente, a quantidade de lixo produzido também cresce. Neste mesmo período, a parcela de material reciclável recolhido aumentou 42% comparado ao que era coletado há cinco anos. Neste relativo crescimento, há muito trabalho da Cooperativa do Reciclador Solidário, com 66 cooperados que trabalham com o objetivo de aumentar ainda mais este número e também receber maior consideração pelo trabalho que desempenham pela cidade e ao meio ambiente. Dados semelhantes se repetem nas cidades da região, como Americana, local da pequena cooperativa Cooperlírios, que com 17 cooperados vendem uma média de 36 toneladas por mês.

Tanto trabalho merecia um reconhecido à altura. Mas não é bem isso que encontramos nas histórias destes trabalhadores, que ainda sofrem com o preconceito e discriminação da sociedade por conta do trabalho que exercem. Este site tem o principal objetivo de trazer maior conhecimento sobre o trabalho desses cooperados, com enfoque em duas cooperativas da região, o Reciclador Solidário, de Piracicaba, e a Cooperlírios, em Americana. Ao longo dos próximos capítulos, também será apresentado parte das histórias de preconceito, dificuldades e sobre a vida em família destes trabalhadores, que assim como as pesadas toneladas que coletam, também tem grandes histórias para contar.

Site Multimídia produzido para a disciplina de Reportagem Multimídia II pelas alunas do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba, em 2018. 

Fernanda Camillo Falcade

Fernanda Juliano da Silva

Jacqueline Savio Passos

Letícia de Almeida Ortolani

Thaís Passos da Cruz

bottom of page